terça-feira, 17 de março de 2015

Um livro sobre GENTILEZA!



O livro "Extraordinário" de R.J. Palacio é uma daquelas obras que te conquistam ao longo da leitura. O enredo gira em torno de August Pullman, ou se preferir Auggie, um menino com "disostose bucomaxilofacial previamente desconhecida...". Ou seja, essa mutação genética fez com que Auggie tivesse uma aparência fora do comum. "Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior".

Mas a problematização da história começa de fato, quando os pais do garoto, decidem que está na hora dele interromper os estudos em casa e iniciar as aulas em uma escola. No caso, o quinto ano da Beecher Prep, com o diretor Buzanfa e inúmeras crianças que não estavam acostumadas com sua aparência. Mas a forma como Auggie muda, e transforma todos ao seu redor é notável, talvez a melhor palavra para descrever essa mudança seja GENTILEZA.



A cada início de capítulo, há uma folha anunciando o próximo narrador. Começa com August, segue para a sua irmã Via, a amiga Summer, o amigo Jack, o namorado da irmã Justin, e ainda, Miranda - uma amiga de Via e Auggie. Gosto da forma como a escritora mostra os diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto ou evento, cada um com sua meia-verdade.

O livro mostra como as crianças são mais puras, e também, "corrigíveis". Esse não é um livro de auto-ajuda que te apresenta uma lição de vida, com um personagem deficiente, até porque o Auggie não é deficiente. Mas, sem dúvida, "Extraordinário" traz o que de melhor a Literatura pode propor, uma nova visão de mundo, aquela dúvida pairando no ar. Boa leitura pessoal!




Extraordinário 

R. J. Palacio

2013

Intrínseca

320 páginas