sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Indispensáveis - Guimarães Rosa!

Guimarães Rosa fez parte da publicação da Fnac "Indispensáveis - Literatura Brasileira", conheça mais sobre a vida e obra do autor abaixo, e saiba mais também, sobre Machado de Assis, Clarice Lispector, Graciliano Ramos e Jorge Amado.

Além de escritor, Rosa era também médico e diplomata. Desde criança gostava de aprender vários idiomas como alemão, francês, inglês, espanhol e até mesmo russo. A paixão por línguas pode ser vista em suas obras como uma das características mais marcantes. 

As inovações de linguagem influenciadas pela fala popular e regionais somadas à grande erudição do autor, permitiram  a criação de inúmeros neologismos a partir de arcaísmo, palavras populares e invenções semânticas.

O resultado disso, são livros extremamente poéticos e carregados de influência popular, como Grande Sertão: Veredas, Primeiras Estórias e Sagarana, ambientado quase todos no sertão brasileiro de Minas Gerais.

O autor também fez parte da segunda geração modernista, conhecida como regionalista, e se destacou pelo realismo mágico de que impregnava suas obras, o que mais tarde ficaria em evidência no boom do realismo mágico na América Latina, com outros como Gabriel Garcia Márquez e Juan Rulfo, entre outros.

Em sua carreira de médico, o mineiro de Cordisburgo serviu como voluntário durante  a revolução constitucionalista de 1932; como diplomata de Itamaraty, morou na Alemanha entre 1938 e 1942, onde ajudou vários judeus a fugir para o Brasil.