segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Estímulo literário na escola!



Sabendo que a escola desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de novos leitores, o Colégio Medianeira organiza a Festa das Linguagens Medianeira (FLIM). Entre os dias 3 e 8 de novembro, a instituição recebe alunos e a comunidade, para conhecer escritores e suas histórias, por meio de palestras e diferentes atividades culturais.

Entre os autores mais aguardados está Ricardo Azevedo, o escritor paulista que também é ilustrador, já recebeu quatro vezes o prêmio Jabuti e tem livros publicados em sete países, além do Brasil. Ricardo participa hoje (3), às 19h, com palestra sobre como a literatura é apresentada na escola e vista nos dias de hoje.

Azevedo defende que o professor precisa, antes de tudo, ser um leitor, e aponta alguns erros que podem ser evitados. “Para começar, é preciso acabar com a confusão que muitas pessoas ainda fazem entre textos didáticos e textos de ficção. Eles têm caráter diferente e exigem formas diferentes para serem lidos e interpretados. Além disso, é preciso discutir pra valer o contato que muitos estudantes e jovens ainda têm com adultos, inclusive professores, que – de forma ‘politicamente correta’ – elogiam e recomendam a literatura sem nunca terem sido leitores. Imagine se um sujeito que nunca pescou pode querer dar aulas sobre pesca”, enfatiza Ricardo.

O escritor diz que sente que discutir assuntos relativos às linguagens é vital. “Sem as linguagens, não teríamos como descrever nossas ideias, nossos sentimentos, nossas interpretações. Sem as linguagens seria impossível falar sobre as coisas da vida e do mundo. Tento dizer que ter consciência e poder refletir a respeito das várias possibilidades que as linguagens oferecem é algo imprescindível, além de civilizatório”, conclui.

Os eventos literários da FLIM são totalmente gratuitos, abertos ao público, além de Ricardo Azevedo, a FLIM conta com Luiz Ruffato, Paulo Venturelli, Eliege Pepler, Roberto Gomes, Alvaro Posselt, Rafael Urban, Sandro Moser, Luís Henrique Pellanda, Julio Damásio, Ricardo Pozzo e Fabiano Vianna. A programação completa do evento pode ser acompanhada pelo site http://www.colegiomedianeira.g12.br/blogs/flim2014/