quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Uma festa em celebração à cultura!



O Colégio Medianeira abre as portas para receber toda a comunidade na Festa das Linguagens Medianeira, mas conhecida como FLIM. O evento reúne escritores de renome nacional como Ricardo Azevedo e Luiz Ruffato, e ainda, nomes das letras e das artes curitibanas, como Luís Henrique Pellanda, Paulo Venturelli, Rafael Urban e Fabiano Vianna.

A FLIM começa no dia 3 de novembro e segue até dia 7. São cinco dias com palestras e bate-papos com escritores, apresentações de dança, violão, teatro, cinema, feira de livros, lançamento da coletânea “{Des}carto(grafias)” – escrita pelos alunos do Medianeira com a coordenação do supervisores pedagógicos e professores – e ainda, exposição fotográfica.

Toda a programação é gratuita e não necessita de inscrição prévia. A festa já possui história no colégio, mas desde 2011 a celebração era dividida em duas partes: A Festa Literária do Medianeira e o Mediarte. Agora, ambos se juntam em um evento mais multidisciplinar, a FLIM. “Essa ampliação dos modos de ver, apreender e recriar realidades é uma das maiores ambições que uma instituição de ensino deve ter. Pela FLIM 2014 passarão seguramente mais de três mil pessoas, pois contamos com a presença de nossos alunos, educadores e o público em geral”, comenta um dos curadores da FLIM, o escritor Cezar Tridapalli, também coordenador de Midiaeducação do Colégio.

No primeiro dia do evento, às 19h, Ricardo Azevedo discute questões ligadas à forma como a literatura é apresentada nas escolas, e também a formação de leitores. Na mesma data Eliege Pepler tem um bate-papo sobre como ler por prazer, tornando a prática da leitura uma nova forma de diversão. Na terça-feira (4), Alvaro Posselt e Júlio Damásio comentam sobre a carreira de escritor, esclarecendo alguns mitos e apresentando a profissão como uma atividade de pouco glamour e de muito trabalho.

O fechamento da FLIM fica por conta do show de Fred Teixeira, que foi contemplado pela primeira edição do Edital Medianeira Nossa Música, de patrocínio direto do Colégio Medianeira. O artista faz o show de lançamento do seu álbum _Zero_, que caminha entre o Rock e o Reggae, na sexta-feira (7), às 20h30. Veja a programação completa da Festa das Linguagens Medianeira no site: http://www.colegiomedianeira.g12.br/blogs/flim2014/.

Participem!