terça-feira, 28 de outubro de 2014

Sujeitos Leitores!



O Colégio Medianeira mantém vários projetos invejáveis no âmbito da educação, um deles é o Sujeitos Leitores, uma série de entrevistas do canal do Youtube Midiaeducação, com mais de 464 mil visualizações. O projeto, iniciado em 2011, já entrevistou quase 70 grandes leitores e escritores, entre eles Eliane Brum, Paulo Venturelli, Teresa Urban, Luís Henrique Pellanda, Thiago Tizzot, José Castello e o matemático Newton da Costa.

Para o coordenador do setor de Midiaeducação do Colégio Medianeira, Cezar Tridapalli, o projeto Sujeitos Leitores é um exemplo de estratégia que alia o uso das novas tecnologias para se falar da importância de uma mídia tradicional, no caso o livro literário, e com a possibilidade de tornar o conteúdo disponível para toda a comunidade. “A leitura é a base na qual tecemos nosso jeito de ver o mundo, a vida e as relações. Por isso, juntamos escritores e leitores que contam, em breves palavras, como a leitura entrou nas suas vidas e como eles a enxergam do ponto de vista de formação estética, humana, individual e coletiva”, diz.

De 3 a 8 de novembro, os Sujeitos Leitores entrevistados em 2014 estarão presentes na quarta edição da Festa das Linguagens Medianeira (FLIM): uma semana inteira dedicada à arte, na qual o Colégio abre suas portas para a comunidade com palestras, bate-papos, mostras de cinema, apresentações de dança, teatro, entre outras atividades. Toda a programação é gratuita e aberta ao público curitibano.

Em breve terá mais posts especiais sobre a FLIM por aqui, mas enquanto isso dá uma olhadinha no site da festa.