quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Indispensáveis - Jorge Amado!


Jorge Amado fez parte da publicação da Fnac "Indispensáveis - Literatura Brasileira", conheça mais sobre a vida e obra do autor abaixo, e saiba mais também sobre Machado de Assis, Graciliano Ramos e Clarice Lispector.


A galeria de personagens criados por Jorge Amado é vasta. As mulheres, Tieta, Gabriela e Dona Flor emprestaram às páginas pitorescas do autor um encanto particular. Pedro Bala e seus companheiros, o beberrão Quincas Berro D'Água e o boêmio Vadinho também mostraram que quando o assunto é retratar a Bahia e suas peculiaridades, Jorge Amado não tem concorrentes.

O autor participou da segunda geração modernista brasileira, que contou com nomes como Rachel de Queiróz e José Lins do Rego. Militante político - fez parte do Partido Comunista Brasileiro -, sofreu diversas perseguições na época do governo Vargas e se exilou no exterior até 1952. Acabou se tornando deputado federal pelo PCB e ocupou a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras.

O candomblé, religião mais praticada na Bahia, é recorrente em suas obras, assim como as desigualdades sociais e as tradições do povo brasileiro. Entre seus livros, destacamos Dona Flor e seus Dois Maridos, Tieta do Agreste, Capitães de Areia, Tereza Batista Cansada de Guerra e Mar Morto, entre outros, todos traduzidos para vários idiomas e alguns com famosas adaptações para a televisão, teatro e cinema.