quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Indispensáveis - Clarice Lispector!

A Clarice mesmo não sendo brasileira, viveu muito tempo da sua vida no nosso país, por isso acabou entrando na publicação da Fnac "Indispensáveis - Literatura Brasileira". Conheça um pouco mais sobre a vida de Lispector abaixo!



Clarice Lispector

Clarice, cujo o nome de origem era Haia Pinkhasovna Lispector, nasceu em 1920 em Tchetchelnik, Ucrânia, em uma família judaica. Seus pais sofriam com os pogroms - perseguições aos judeus no leste europeu durante a Guerra Civil Russa, entre 1918 e 1921. Fugindo das perseguições, sua família decide morar no Brasil e viaja para Maceió, onde se estabelecem. 

Começou a escrever logo que se alfabetizou e aprendeu diversas línguas como francês, inglês e iídiche. Após a morte da mãe, mudou-se para o Rio de Janeiro, cidade onde moraria a vida toda e conheceria os também escritores Fernando Sabino e Lúcio Cardoso.

Aos 19 anos publicou Perto do Coração Selvagem, seu primeiro livro, completamente inovador para a época. A temática existencial e o estilo fragmentado - suas marcas características - seriam desenvolvidos em outros livros como A Hora da Estrela, A Paixão Segundo G.H. e Água Viva, semelhanças que a fizeram ser comparada pelos críticos a Kafka, Joyce e Virginia Woolf.

Foi secretária, jornalista, professora e até mesmo ghost writer, experiências que deixou de lado quando se casou com o diplomata Maury Gurgel Valente a fim de se dedicar mais à escrita.