terça-feira, 6 de maio de 2014

Mais um escritor visita a BPP



O poeta e ensaísta Affonso Romano de Sant'Anna é o convidado da segunda edição de 2014 do projeto “Um Escritor na Biblioteca”. O encontro acontece na próxima quarta-feira (07), a partir das 19h, no auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná. A entrada é franca.

Natural de Belo Horizonte (1937), Sant'Anna participou ativamente de movimentos políticos e sociais que marcaram o país na década de 1960. Seu poema, “Que país é este?”, hino contra a ditadura, foi publicado nos principais jornais do país e colocado em escritórios, sindicatos, universidades e bares, chegando a ser traduzido para o espanhol, inglês, francês e alemão. O escritor também teve participação ativa nos movimentos que transformaram a poesia brasileira, interagindo com os grupos de vanguarda e construindo sua própria linguagem e trajetória.

Jornalista, escritor e poeta, Sant'Anna também é professor e lecionou em diversas universidades brasileiras, entre elas a UFMG, PUC/RJ, UFRJ e UFF. No exterior, deu aulas nas universidades da Califórnia (UCLA), Alemanha (Koln) e França (Aix-en-Provence). Como jornalista, trabalhou nos principais periódicos do país, entre eles Jornal do Brasil e O Estado de S. Paulo e as revistas Veja e IstoÉ. Atualmente, escreve para os jornais Estado de Minas e Correio Braziliense.

Com mais de 40 livros publicadas, o escritor é vencedor de diversos prêmios, e entre as suas obras estão "Que país é este?" (1980), "O canibalismo amoroso" (1984), "O lado esquerdo do meu peito" (1995) e "A mulher madura" (1986). Sant'Anna tem poemas editados em diversas antologias no Brasil, além de ter sido traduzido em outros países como Portugal, Estados Unidos, França, Alemanha, Polônia, Venezuela, China, Canadá, Chile, Costa Rica e Itália.