sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Mais um do Veríssimo!



Em clima de Copa do Mundo (e sem as discussões de prós e contras do evento, apenas o futebol) a resenha da vez é do livro "Time dos Sonhos - paixão, poesia e futebol" do Luis Fernando VeríssimoSeparada em quatro etapas: Para que serve o futebol, O time dos sonhos, Ser Brasil e Jogo de cintura, a obra traz crônicas do Veríssimo publicadas em O Globo, Jornal do Brasil, Zero Hora e o Estado de S. Paulo, de agosto de 1997 a maio de 2009.

O Futebol é apresentado com nostalgia pelas lembranças do autor, como o cheiro da bola de couro (que ainda tinha cor de couro) e como dava pena em chutá-la pela primeira vez e estragar seu material. A emoção de ver as cores do seu time do coração pela primeira vez, também é lembrada, e ele assume o que nós já sabemos: Torcer não é racional! É burrice, mas é ótimo! E ainda como é inadmissível pensar nos calções minúsculos que os jogadores usavam. 

"... na primeira vez em que fui a um jogo de futebol, um Grenal, e vi entrar em campo o Internacional. O vermelho da sua camiseta não era do sangue, não era do fogo. Eu nunca tinha visto um vermelho assim antes, e nos sessenta anos seguintes nunca o vi da mesma maneira outra vez. Um vermelho só reproduzível na memória. Um vermelho inaugural, inédito, como o de um rio de lava no começo do mundo. E o meu coração se deixou levar."

Do profissional a pelada de rua, a verdade é que é sempre futebol e tá tudo documentado no livro. As lembranças de Copas do Mundo e jogadores estão presentes na segunda parte (O time dos sonhos), mas é preciso ter um certo embasamento da história do futebol, se não pode se tornar chato. 

Outro ponto positivo são as crônicas que relatam as experiências em coberturas jornalísticas das Copas. Histórias engraçadas e um jornalismo misturado com paixão. Uma leitura rápida, ideal para quando não há muito tempo para histórias longas, mas não é, nem de longe, meu livro predileto do autor.


Leia resenhas de outros livros do Veríssimo aqui no blog: Comédias para se Ler na Escola e Os Espiões.





Time dos Sonhos - paixão, poesia e futebol

Autor: Luis Fernando Veríssimo

Número de páginas: 138

Editora: Objetiva

Edição: 2010

Classificação do Blog: