sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Retratos de um século

O vestir mostra muito mais do que um estilo de vida: revela uma sociedade e uma época. Pensando nisso, a jornalista Ana Clara Garmendia lança livro com cerca de 150 fotos inéditas, feitas em Paris, Curitiba, Nova York e Rio de Janeiro, que retratam a realidade e congelam um momento da história.

Intitulado como "Retrato de Uma Cidade do Século 21", o livro traz prefácio assinado pelo jornalista Alcino Leite e apresentação da consultora de moda Costanza Pascolato. O lançamento nacional será na próxima terça-feira (10), às 19h na Livraria da Vila, no Pátio Batel em Curitiba.

As cidades sempre estão presentes nas fotos, mas elas não são as protagonistas, afinal é quase impossível perceber qual é o lugar em que a maioria das pessoas retratadas está. “Não importa o país em que as pessoas vivem. O estilo delas é uma escolha de vida, independente da localização geográfica”, afirma a jornalista.


As fotos, todas inéditas, foram feitas nos últimos três anos na técnica snap-shot. Não têm tratamento e nenhuma das pessoas se produziu especificamente para a publicação. Ou seja, o livro retrata as pessoas em sua forma mais natural. É um retrato de uma época, sem retoques. A obra traz imagens desde personalidades como o ator Alexandre Nero e a modelo Isabeli Fontana, até crianças e pessoas – de um até 104 anos - desconhecidas do grande público.


Para selecionar os fotografados, Ana Clara levou em conta a acessibilidade, a gentileza, a vontade e as diferenças, muito mais do que apenas a beleza e a estética. “Eu estava na rua fotografando quando encontrei o ator curitibano Ranieri Gonzales e ele acabou entrando no livro também”, conta Ana para exemplificar a espontaneidade como as fotos foram clicadas.

Gaúcha de nascimento e curitibana de coração, Ana está desde 2006 na ponte aérea Paris-Curitiba. Na Europa, ela cobre os principais eventos e semanas de moda e no Brasil tem a sua base para os inúmeros projetos que desenvolve, quase todos ligados à moda. Ana Clara mudou-se para Paris para desenvolver um desses projetos profissionais e foi por lá que surgiu a ideia do livro. Desde 2011, ela fotografa personagens de street style com esse objetivo.