quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Organizando a leitura

Para nós leitores, o universo está cheios de livros em potencial, e queremos tanto ler todos eles, que nos perdemos. Afinal, quem nunca foi em um livraria e ficou tonto sem saber qual levar, ou pior foi para comprar um livro específico, acabou com três e nenhum deles era o que você tinha programado.

Por isso, tento me organizar. Todo começo de ano me passo uma meta de quantos livros quero ler durante os 365 dias. Enumero os títulos ao lado dos autores em uma agenda, e a partir do momento que os leio vou riscando com uma caneta marca texto. É claro que a lista sempre fica maior do que cabe em meu cotidiano de leitura, mas tento segui-la.

Claro, durante o ano vão surgindo novidades que furam a fila, pois há alguns lançamentos que valem a pena, e não podem esperar. Outra dica bacana é a rede de livros, Orelha de Livro, lá você pode colocar o que leu, o que está lendo, e o que quer ler. Além de conseguir ver o que o pessoal está achando das publicações, e conhecer o nível de afinidade entre você e eles, comparando a quantidade de obras em comum.

Ah, outra coisa que me incomoda é a minha memória não tão boa. Se fosse possível, gostaria de guardar o nome de todos os personagens, todo o enredo, e até algumas falas memoráveis. E de algumas publicações até consigo, mas não são todas. Então o blog Estranho ao meu Modo me ajuda muito, como eu escrevo posts com resenhas, minhas leituras ficam todas documentadas para possíveis esquecimentos. Se você não é blogueira, pode fazer o mesmo em arquivos do computador, ou se preferir em agendas ou cadernos. Boa leitura!