quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Sessão livros sobre a Segunda Guerra Mundial



Sempre tive uma paixão pelo assunto: Segunda Guerra Mundial. Mas, foi só agora pesquisando livros para utilizar como fonte de trabalho de conclusão de curso, que percebi quantas publicações envolvendo o tema existem. Já postei uma resenha de O Órfão de Hitler de Paul Dowswell, do livro de Daniel Rodrigues Aurélio, Segunda Guerra Mundial - A História Oficial e os seus Heróis Anônimos e sobre o maravilhoso A Menina que Roubava Livros de Mark Zusak. Assim como o romance a Chave de Sarah da Tatiana de Rosnay.

Porém, encontrei e me apaixonei por vários outros que contam a história de sobreviventes do Holocausto, afinal os relatos são a melhor forma de que chegamos perto de entender o genocídio. Entre eles um destaque especial para Uma Criança de Sorte, de Thomas Buergenthal, e Baú de Lágrimas - O Diário Secreto do Holocausto de Nonna Bannister.

A gigante e surpreendente biografia do Führer, Hitler de Ian Kershaw, é indescritível. Está na lista também um livro que não pode ser achado em livrarias, que recebi pelas mãos do sobrevivente do Holocausto, 
Moisés Jakobson.

Ainda tem As Catorze Vidas de David - O Menino que Tinha Nome de Rei, dos irmãos Lorber, que contam a história do pai. Complementam a lista Holocausto - Os eventos e seu impacto na vida de pessoas reais, da associação USC (Shoa Fundation Institute) e com prefácio de Steven Spielberg, A Lista de Schindler - A Verdadeira História de Mietek Pemper, e O Filho do Holocausto do autor Jorge Mautner.

Ainda há aqueles mais conhecido e admirados como O Diário de Anne Frank e O Menino do Pijama Listrado. E falo de todos sem distinção de romance e relatos reais, afinal na literatura e na vida, tudo tem um pouco de verdade e outro pouco de fantasia.

Não posso esquecer de Os Colegas de Anne Frank , de Theo Coster, é ótimo, vale muito a pena a leitura. Resumindo: são muitos! Alguns que eu já li, outros que estou lendo e inúmeros que quero ler, e em breve todos estarão resenhados e comentados aqui no blog, então não deixe de acompanhar e boa leitura!