quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O quase afogamento do Führer

Adolf Hitler, o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, acompanhado de outras figuras, como Joseph Goebbels, espalhou o antissemitismo pela Europa, o que resultou na morte de milhões de pessoas. Mas, e se Hitler tivesse morrido antes de se tornar adulto? Como teria acabado a Segunda Guerra Mundial? Será que o confronto teria ocorrido?

Mas, você deve estar se perguntando, por que tantas perguntas ilusórias? Eu te explico. Em 1980 o padre Max Tremmel contou uma história curiosa, mas sem nenhuma prova palpável. Segundo Tremmel, seu antecessor, o padre Johann Kuehberger quando criança, havia salvado o Führer da morte, que ainda nem era Führer e tinha apenas quatro anos. O pequeno Hitler caiu nas águas geladas do rio Inn, em Passau, lugar onde cresceu.

Mas, até então não havia provas da veracidade da história. Contudo, recentemente foi encontrado um antigo jornal de Passau, o Donauzeitung-Danúbio, datado em janeiro de 1894, com uma nota sobre o salvamento heróico nas águas semi congeladas do rio Inn. Quando estava prestes a se afogar, um menino mais velho mergulhou e o salvou.

Para os historiadores essa pode ser uma das peças que faltava para confirmar a história de Tremmel. Após o achado, houve ainda a entrevista de moradores locais para tentar conhecer um pouco mais do episódio de quase afogamento. A maioria dos cidadãos de Passau disseram ter ouvido essa história pelos idosos, que contavam ser o pequeno Hitler no incidente.

Fonte de informação: Site Imagens Históricas.