quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Curitiba comemora o centenário de Vinícius de Moraes



O centenário de nascimento do poeta, Vinícius de Moraes, movimenta Curitiba com atividades culturais. Escolha a sua e não perca!

A exposição multimídia À Benção, Vinícius (vida e poesia na arte do encontro e desencontro) chega a Curitiba. O lançamento da mostra será na próxima quinta-feira (17), às 19h, no saguão do Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês – Curitiba) , com entrada gratuita.

Para contar a vida e a carreira do cantor e compositor, a exposição conta com diferentes linguagens, entre elas estão fotos, cronologia na linha do tempo, vídeo, música e instalações, como bares e banheiras, locais preferidos por Moraes na hora de compor.

A abertura da mostra é marcada pela apresentação musical do pianista Danilo Ramos, pocket show com a cantora Íria Braga, e o violinista Vinícius Chamorro.  E ainda, o ator e diretor Fernando Klug fará interferências poéticas de textos consagrados de Vinícius de Moraes. As escolas que quiserem visitar, devem agendar pelos telefones: (41) 3331-7513 ou (41) 3331-7505.

Mas, não acabou por aqui. Em abril de 1973, um dia depois de tocar pela segunda vez no Teatro Paiol, Vinícius de Moraes concedeu um depoimento sobre sua vida e obra para o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). O áudio tem 60 minutos de duração e nunca foi divulgado até agora. 

No próximo sábado (19), no dia que seria o aniversário do poeta, o MIS apresenta ao público essa gravação, a partir das 15h, no Auditório Itiberê (Rua Cruz Machado, 138 – Centro – Curitiba). Em seguida será exibido o filme "Vinícius", de Miguel Faria Jr, o documentário reúne vários dos intérpretes, parceiros, amigos e raras imagens de arquivo.