quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Jornalista brasileira lança livro sobre o jornal que enfrentou Hitler

Em 09 de março de 1933, as tropas nazistas destruíram praticamente toda a estrutura, e os 50 anos de história do tradicional jornal Münchener Post, a principal publicação social democrata da Baviera, na Alemanha. Compreendendo a importância história deste evento, a jornalista brasileira Silvia Bittencourt, radicada na Alemanha desde 1991, se dedicou aos arquivos do Post, e lança nesta quinta-feira (29) o livro A Cozinha Venenosa - Um Jornal contra Hitler, na Universidade Positivo, em parceria com o Museu do Holocausto.

Silvia estudou História em Colônia (Alemanha) mas, nunca havia ouvido falar do periódico antes, foi só em conversa com o diretor do jornal Folha de S. Paulo, Otávio Frias Filho, que descobriu sua existência. Frias lhe contou que leu sobre o Post na obra Para Entender Hitler, de Ron Rosenbaum mas, que a história era pouco explorada.  “O Otávio pediu para eu confirmar se ninguém na Alemanha tinha escrito a respeito e passei alguns dias pesquisando. Você encontra a história, até mesmo na internet, mas de forma resumida. Ele perguntou se eu aceitava o desafio de pesquisar o tema e aceitei no mesmo momento”, comenta a autora em entrevista ao jornal Gazeta do Povo.

A obra traz mais de dez anos de batalha que o jornal enfrentou contra o líder nazista e seus seguidores. E os três anos de trabalho, da jornalista brasileira, serão apresentados hoje no lançamento da obra, com bate-papo com a autora e também com o diretor do Museu do Holocausto, Carlos Reiss.

Fonte de Informação: Jornal Gazeta do Povo.