quinta-feira, 2 de maio de 2013

Quem é você Alasca?



Mais um livro de John Green que acredita e respeita a inteligência dos jovens. Depois de A Culpa é das Estrelas, o blog vai contar um pouco sobre Quem é Você Alasca? Um romance que traz a tona diálogos irônicos e bem humorados entre personagens, acompanhados de toda a aventura que pode ser o ensino médio.

A literatura infantojuvenil pode assustar aos adultos interessados em ler a obra, mas quem não passou pela emoção de ser jovem, que atire a primeira pedra.  Miles Halter , mais conhecido como Gordo - pela pura ironia de ser magro demais, é aficionado por últimas palavras, aquelas frases que as pessoas dizem antes de morrer. “Era meu prazer secreto, colecionar últimas palavras. Havia quem comesse chocolate; eu lia esse tipo de coisa”.

Miles não tinha amigos, pelo menos nenhum verdadeiro, isso até chegar a Cuver Creek, o colégio interno em que seu pai também estudou, seu desejo era achar algo novo: “ François Rabelais.  Era poeta. Suas últimas palavras foram: ‘Saio em busca de um Grande Talvez’. É por isso que estou indo embora. Para não ter de esperar a morte para procurar o Grande Talvez”.

Chegando em Creek conhece o Chip Martin “Coronel” – seu colega de quarto, Takumi Hikohito, Lara Buterskaya e claro, Alasca Young. E assim Miles, o bom menino, descobre como é fumar, beber, beijar e se apaixonar.

Alasca é indecifrável, linda e inteligente, características que fizeram o Gordo se apaixonar “Agora cumpre dizer que a garota era linda. Ao meu lado, no escuro, ela cheirava a suor, sol e baunilha, e, naquelas noite de fina lua crescente, eu não enxergava muito mais que a sua silhueta, exceto quando ela fumava, então a ponta clamejante do cigarro banhava seu rosto com uma pálida luz avermelhada. Mesmo no escuro, eu podia ver seus olhos – ferozes esmeraldas”.

O romance assim como A Culpa é das Estrelas é acompanhado pela morte, e a dor de perder alguém tão importante. “O que significa ser uma pessoa? Qual é a melhor maneira de ser uma pessoa? Como passamos a existir e o que será de nós quando deixarmos de existir? Em suma: quais são as regras deste jogo e qual é a melhor maneira de jogá-lo”.

Entre brincadeiras e trotes, garrafas de vinhos e cigarros, o jovem Miles e seus amigos amadurecem e descobrem a vida. Apaixonante, sem dúvida Quem é Você Alasca? vai te encantar! E se prepare que logo o blog vai te contar sobre o outro livro do Green - Teorema Katherine.