sexta-feira, 10 de maio de 2013

Paranaense é premiado no concurso mundial de fotografia


O paranaense Hudson Garcia ficou em terceiro lugar no concurso mundial de fotografia, o famoso Sony World Photography Awards Photographer of the Year. O resultado foi anunciado no final do mês passado, e o fotógrafo foi premiado na categoria Natureza e Vida Selvagem, com uma série de sete fotos que mostram anfíbios saltando, registradas na Serra do Mar paranaense.

Foto: Fernando Castro/G1
Com equipamento desenvolvido pelo próprio Garcia, foi possível capturar fotografias em altíssima velocidade. Os pequenos anfíbios foram os escolhidos, segundo o fotógrafo, pela beleza e importância para o meio ambiente. “Algumas pessoas têm nojo de anfíbio, mas esses animais, além de se alimentarem de insetos – o que é um benefício para o homem – eles são excelentes bioindicadores. Se você tem um ambiente com abundância de anfíbios, isso quer dizer que é um ambiente saudável”, explicou.

O equipamento utilizado funciona com dois sensores – um de transmissão e outro de recepção - que através de um laser invisível acionam o obturador no momento em que um objeto cruze o sensor. “Eu montei um pequeno estúdio na Serra do Mar. Aí eu localizava os animais, fazia fotos no ambiente natural e depois levava para fotografar no estúdio, soltando eles logo depois”, detalhou Garcia. Para estimular o salto, o próprio fotógrafo se aproximava, impelindo os anfíbios a saltar. 




Fonte de Informação: G1