domingo, 7 de abril de 2013

Viva os focas!




Para hoje, 07 de Abril, dia dos Jornalistas, o blog separou uma dica de filme, para homenagear esses profissionais!

Repórteres de Guerra é baseado em fatos reais, e tem como roteiro o livro The Bang Bang Club escrito por Greg Marinovich e pelo brasileiro João Silva. Eles contam a história de jovens fotojornalistas que enfrentaram situações de risco, para retratar o verdadeiro cotidiano, mostrando a melhor face do jornalismo, o propósito com a verdade.

Os repórteres fotográficos Greg Marinovich, João Silva, Kevin Carter e Ken Oosterbroek, registraram, toda a brutalidade que antecedeu as primeiras eleições livres na África do Sul, após o fim do regime de Apartheid. 

E entre essas fotografias um destaque para a imagem da criança e do urubu, tirada por Kevin Carter, afinal foi com ela que o fotógrafo conquistou o prêmio Pulitzer, premiação americana destinada à aqueles que realizam trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e música. 



Mas a imagem não trouxe apenas boas lembranças para seu fotógrafo. “Essa foi a minha foto de maior sucesso, depois de dez anos como fotógrafo, mas não quero pendurá-la na parede. Eu a odeio” foi o que ele declarou em entrevista a revista American Photo.

Carter foi indagado, por inúmeras pessoas, sobre o paradeiro da menina da foto, perguntavam se ele havia a ajudado. O fotógrafo tentava explicar que tinha feito muito mais do que ajudar apenas uma criança. Mas, não adiantou, começaram a maltratá-lo e o comparar com o urubu da imagem. Toda essa pressão deixou  o fotógrafo desorientado.

E depois de dois meses da entrega do prêmio, Kevin se suicidou. Em 27 de julho de 1994,aos 33 anos de idade, levou seu carro até o local, em que passou a infância, e utilizou uma mangueira para levar a fumaça do escape para dentro de seu carro. Ele morreu envenenado por monóxido de carbono.

Enfim, a história traz bons exemplos de jornalismo, com toda sua dose de contradição e realidade. Para quem ficou curioso para ver mais, indico o filme que traz várias fotografias e o livro para mais detalhes da história.