terça-feira, 30 de abril de 2013

Tubotecas precisam de doações de livros

                                                                                   Daniel Castellano/Gazeta do Povo


As tubotecas precisam de doações de livros. Todos os dias a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) repõem as pequenas bibliotecas com novas obras, mas em menos de uma hora, os leitores e usuários do transporte público, pegam seus exemplares e as prateleiras voltam a ficar vazias. A procura foi tão grande e inesperada, que a FCC distribui diariamente uma média de 500 livros todos os dias.
O projeto sobrevive de doação, o acervo inicial foi doado pelo programa Curitiba Lê, foram 3,5 mil livros, mas só sustentaram as primeiras semanas. Nos últimos dias, a fundação recebeu três grandes doações: 5 mil livros da Editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), quase 500 da Volvo do Brasil, além de doações de pessoas físicas, como a escritora Monika Gryczynska, que se desapegou de 400 volumes de sua biblioteca pessoal.
A ideia da Tuboteca é que os seus participantes devolvam a obra depois de lida, e essa ação se tornou mais frequente há poucos dias. "Estamos depositando confiança nas pessoas, esse projeto implica em respeito, partilha e solidariedade”, comenta a mediadora de leitura da FCC, Maria Lúcia de Faria
Quem quiser fazer doações, as obras podem ser deixadas na Fundação Cultural de Curitiba, Casas de Leitura, , no Ippuc e na Prefeitura. Se não forem muitos títulos, eles podem ser deixados nas próprias Tubotecas. 

Fonte: Gazeta do Povo