sábado, 13 de abril de 2013

Já beijou hoje?


Hoje (13) é dia do BEIJO! E além de você beijar muito, que tal saber um pouco mais uma das fotos símbolo desse ato?

Dia 14 de agosto de 1945, na Time Square, em Nova York. A imagem, do fotógrafo Alfred Eisenstaedt, de um marinheiro que retorna da 2ª Guerra Mundial, agarra a enfermeira e tasca-lhe um beijo. A foto se tornou a marca do fim do conflito bélico.

“No Dia da Vitória, eu vi um marinheiro que vinha agarrando todas as moças que encontrava. Eu saí correndo junto a ele com minha Leica, olhando para trás por cima de meu ombro. Então, de repente, vi alguma coisa branca sendo agarrada. Girei em torno e cliquei o momento em que o marinheiro beijava a enfermeira” – comenta o fotógrafo da Life. 



A enfermeira foi identificada como Edith Shain. Em 1980, então com mais de 60 anos, ela enviou uma carta ao Eisenstaedt, na qual dizia: “Nunca o assumi publicamente porque podia colocar-me numa posição pouco digna. Mas agora os tempos mudaram” , escreveu Edith. 

A revista Life, tentou na época, achar o marinheiro, mas 11 candidatos se apresentaram. Mais tarde. um teste de biometria realizado por Lois Gibson, especialista forense que já desvendou mais de cem crimes, revelou que o homem da foto é Glenn McDuffie. “Fiquei tão feliz que saí para a rua, quando vi a enfermeira, corri para ela e beijei-a” , conta McDuffie.

Há história que a foto é montada, mas o que vale mesmo, é a bela imagem e o contexto histórico. Muitos beijos para todos!