quarta-feira, 3 de abril de 2013

Fotografias de Marc Ferrez chegam ao MON



Nesta quinta-feira (04), o Museu Oscar Niemeyer inaugura a exposição O Brasil de Marc Ferrez - fotografia do acervo do Instituto Moreira Salles. A mostra será aberta às 19h, com entrada gratuita, e visita guiada pelo curador Sergio Burgi. Essas facilidades acontecem porque amanhã é dia de quinta +MON, em que o museu tem passagem liberada das 18h às 20h. 

Marc Ferrez é considerado o mais importante fotógrafo brasileiro do século 19. O conjunto da mostra traz 75 obras de seu trabalho, incluindo originais de sua primeira fase de atuação, de 1867 a 1873. Dentre os trabalhos realizados, para a documentação de ferrovias, destacam-se o das estradas de ferro de Paranaguá-Curitiba (1880) com a presença do imperador Dom Pedro II.

Metade da produção de Ferrez foi realizada na cidade do Rio de Janeiro. Em 1880 e 1890, o fotógrafo configurou um grande panorama da paisagem brasileira. “As imagens de natureza de Ferrez, em conjunto, compõem um poderoso mosaico das riquezas e dos potenciais naturais do país, sejam as paisagens marinhas realizadas na Baía de Guanabara, ou em outros locais da costa atlântica brasileira, como Imbituba em Santa Catarina, sejam as de serras, montanhas, matas e cachoeiras em torno da cidade do Rio de Janeiro ou no interior de Minas Gerais e em outras províncias”, comenta o curador.

 

A exposição fica em cartaz no MON até 07 de Julho de 2013.


SERVIÇO
 
O quê? Abertura da Exposição O Brasil de Marc Ferrez - fotografia do acervo do Instituto Moreira Salles

Quando? Quinta-feira (04)
Onde? Museu Oscar Niemeyer
Horário? 19h
Quanto? Gratuito