terça-feira, 30 de abril de 2013

BPP anuncia Prêmio Paraná de Literatura 2013



A BPP lançou na última segunda-feira (29) a segunda edição do Prêmio Paraná de Literatura 2013. O concurso vai selecionar livros inéditos em três categorias, os títulos homenageiam escritores importantes da literatura paranaense: Romance (prêmio Manoel Carlos Karam), Contos (prêmio Newton Sampaio) e Poesia (prêmio Helena Kolody). Em 2012, quase 900 obras foram inscritas por autores de todo o Brasil.

O vencedor de cada categoria receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pela BPP, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também receberão 100 cópias de seus livros e poderão, mais tarde, reeditar seus trabalhos por outras editoras. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 30 de julho (o edital com as regras e instruções está disponível no site. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro.

Em 2012, os vencedores foram Alexandre Vidal Porto (com o romance Sergio Y vai à América), José Roberto Torero (Papis et circensis, contos) e Lila Maia (As Maçãs de antes, poesia). Os três livros foram lançados e distribuídos pelo selo Biblioteca Paraná. Vidal Porto e Torero já confirmaram a reedição de suas obras pelas editoras Companhia da Letras e Alfaguara, respectivamente.


Fonte: Biblioteca Pública do Paraná