quinta-feira, 14 de março de 2013

MON vai receber exposição com obras de Escher



No dia 11, do mês de Abril, o Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe a mostra A Magia de Escher, com 85 obras do artista gráfico holândes Maurits Cornelis Escher (1898-1872), entre elas estão gravuras originais, desenhos e fac-símiles. O acervo é da Fundação Escher, na Holanda.

Para a exposição, o horário do MON será estendido. A visitação poderá ser feita de terça à sexta-feira, até as 20h. A mostra foi considerada a mais visitada no mundo em 2011, de acordo com a publicação The Art Newspaper. E já passou pelo Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Curitiba já recebeu uma mostra do artista, em 1990, no então Museu Municipal de Arte.


Quem é Escher?

Escher nasceu em Leeuwarden, Países Baixos, em 17 de junho de 1898. Era canhoto (assim como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Dürer e Holbein) e é um dos mais conhecidos artistas gráficos. Fez 48 litografais, xilogravuras e gravuras em madeira, além de mais de 2000 desenhos e esboços.

O artista continua a surpreender pessoas até os dias atuais com a perspectiva de seus trabalhos. Foi aluno de Samuel Jessurum de Mesquita, e foi esse professor que o ensinou as técnicas, e o encorajou a continuar os trabalhos.

Quando terminou seus estudos, Escher viajou pelo mundo. As culturas diferentes que conheceu, influenciou sua criatividade e visão de mundo. Passou pela Espanha, Itália, fixou residência em Roma, mas devido a ascensão do facismo, mudou-se para a Suiça, Bélgica e regressou aos Países Baixos. 

Em Granada, na Espanha, conheceu a arte geométrica mulçumana aplicada em azulejos. E assim, foi despertado seu interesse pela divisão regular em figuras geométricas que se transfiguram e se repetem.

SERVIÇO
O quê? Abertura Exposição A Magia de Escher
Quando? Quinta-feira 11/04
Onde? Museu Oscar Niemeyer (MON)
Horário? 19h
Quanto? R$ 6 e R$ 3 (meia entrada)