sexta-feira, 15 de março de 2013

A fotógrafa Maureen Bisilliat e a Atenção ao Acaso


 
 
Que tal misturar fotografia com literatura? Para quem gostou da ideia, pode aproveitar a palestra Atenção ao Acaso com a fotógrafa Maureen Bisilliat, que acontecerá na próxima sexta-feira (22), na Universidade Positivo (UP). A artista apresentará em vídeo, seu projeto Equivalências – imagens sobre regiões do Brasil refletidas no mundo literário de autores brasileiros, como Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Jorge Amado e João Cabral de Melo Neto.

Os participantes também conhecerão imagens feitas em 1982, por Bislliat, nas ruas de Beijing. E além da palestra, a fotógrafa levará a exposição ADESÃO: Junção/ Ligação/ União, com 50 imagens publicadas no livro Maureen Bisilliat, coleção Fotógrafos viajantes da editora Terra Virgem, que traz  fotos em preto e branco, e também cópias com interferências da autora.

A interação com Maureen Bislliat, é parte do projeto de Palestra inaugural do curso de pós gradução de Fotografia e Imagem em Movimento, da UP. As atividades iniciam às 19h.


Quem é Maureen Bisilliat?
 


Fotógrafa e documentarista, nascida na Inglaterra, chegou ao Brasil em 1952, firmando raízes no país. Iniciou na fotografia em 1962, tendo atuado por dez anos nas revistas Realidade e Quatro Rodas. Suas viagens resultaram na elaboração de um projeto traçando equivalências fotográficas dos mundos retratados por Euclides da Cunha, João Guimarães Rosa, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto e Adélia Prado.

Posteriormente, publicou em livros os resultados desse traçado. De 1972 a 1977 visitou com frequência o Xingu. Em 1979, lançou, em coautoria com os irmãos Villas Bôas, a publicação “Xingu / Terra”. Em 1988, foi convidada por Darcy Ribeiro para contribuir na criação de um acervo de arte popular latino-americana, do qual nasceu o Pavilhão da Criatividade no Memorial da América Latina.

Recebeu os prêmios: Porto Seguro de Fotografia, Ordem do Ipiranga, Ordem do Mérito Cultural e Ordem do Mérito da Defesa, todos no ano de 2010.

SERVIÇO
O quê? Paletra Atenção ao Acaso com a fotógrafa Maureen Bisilliat
Quando? 22 de março
Horário? 19hs
Onde? Universidade Positivo / Auditório 01 - Bloco Vermelho
Endereço? R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido/ Curitiba - PR