quarta-feira, 27 de março de 2013

50 anos de Quentin Tarantino




Graças ao estilo único, de juntar nos filmes, violência, sangue e irônia. Os espectadores já sabem, de longe, que é obra de Quentin Tarantino. O diretor, roterista, produtor de cinema e ator, nasceu em Tennessee, nos Estados Unidos, em 1963, e hoje completa 50 anos.

Alcançou a fama nos anos 90, e é uma dos diretores mais novos, com tanto reconhecimento e fama. Escreveu seu primeiro roteiro aos 22. E em 1984, começou a trabalahr como balconista, em uma famosa locadora de filmes em Manhattan, na Video Archives. Foi lá que conheceu Roger Avary, que mais tarde colaboraria em Pulp Fiction.

True Romance (Amor à Queima Roupa) e Natural Born Killers (Assassinos por Natureza), foram seus primeiros roteiros vendidos. E em uma festa de Hollywood, conheceu Lawrence Bender, que o icentivou a dirigir um filme. Assim surgiu,em 1992, Reservoir Dogs (Cães de Aluguel), que definiu o estilo violento nos filmes.

Defido ao sucesso desse último filme, Tarantino recebeu inúmeras propostas como diretor, incluindo Speed (Velocidade Máxima) e Men in Black (Homens de Preto). Mas, preferiu se recolher em Amsterdã, para trabalhar em seu roteiro para Pulp Fiction, que foi um sucesso, e é lembrado até os dias atuais. Rendeu a Tarantino o prêmio Palma de Ouro no Festival Cannes (1994), e também o Oscar de Melhor Roteiro Original, juntamente com o de Melhor Filme.

Desse ponto em diante só vieram filmes memoráveis. E entre os mais recentes estão Kill Bill(2003-2004), Inglourious Basterds (Bastardos Inglórios - 2009) e ano passado Django Unchained (Django Livre). Aliás, com o último deles ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, e o ator Christoph Waltz ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Agora, vamos matar a saudade com algumas fotografias de seus filmes, e aproveite para escolher seu assassino predileto!