terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O Divã de Martha Medeiros




O livro Divã, a primeira novela de Martha Medeiros, é sobre uma mulher, Mercedes, que está passando por uma nova fase na sua vida, com 40 anos, ela questiona o porquê de estar casada e qual é a razão de precisar seguir os padrões da sociedade: “Você acredita mesmo que a sociedade estabeleceu as melhores regras para o jogo da vida? Família, profissão, maternidade, casa própria, endereço fixo, previdência privada, estarão todos de acordo? Não lembro de ter assinado em baixo e reconhecido firma em cartório”.

Com humor e ironia sutis, a autora aborda a problemática de Mercedes, por uma análise no consultório do Doutor Lopes, que não possui nenhuma fala, mas nossa protagonista preenche muito bem essas lacunas, e segue o monólogo. A professora Mercedes nos apresenta as amigas Mônica e Tati, seu pai, o marido Gustavo, a Tia Mika, o namorado de adolescência César, seus três filhos Renato, Leo e João, alguns casos amorosos e o cabeleireiro Renê.

Um assunto bem recorrente no livro é a morte de sua mãe, quando ela tinha apenas 8 anos de idade, e as possíveis consequências dessa perda em sua vida, como o fato de Mercedes até então não saber chorar. “Fui uma criança incompleta, faltou-me uma dona na infância, alguém que me desse licença para ir brincar”. 

A protagonista não leciona mais em escolas, agora apenas dá aulas particulares de matemática, porque segundo ela, assim tem mais tempo para si e ainda ganha mais dinheiro. Mas a sua verdadeira paixão é as artes plásticas. Ela tem um pequeno ateliê em seu apartamento e passa algum tempo com suas telas. “(...) ali eu me tranco e é onde consigo me encontrar”.
Amor, sexo, descobertas, paixão, família, arte, amizade e liberdade. Todos estes assuntos dentro de uma análise leve e deliciosa. “Sou tantas que mal consigo me distinguir. Sou estrategista, batalhadora, porém atraída pela comoção. Num piscar de olhos fico terna, delicada. Acho que sou promíscua, doutor Lopes. São muitas mulheres numa só, e alguns homens também. Prepare-se para uma terapia de grupo”.

O livro foi adaptado para o teatro, para o cinema e também teve uma minissérie na Rede Globo. Protagonizando Mercedes está Lilia Cabral. 

E para você que ficou curioso, segue o filme completo em vídeo abaixo. Bom Divã para vocês!