segunda-feira, 4 de junho de 2012

É proibido fotografar!


Frase que acompanha os fotógrafos profissionais e amadores. É proibido fotografar! Dizem os lojistas, os seguranças, as pessoas na rua. Entendo que muitos não gostam de ser fotografados por vergonha, receio por não saber aonde a fotografia pode chegar, por não querer ser visto em tal lugar, com tal companhia. Afinal a fotografia tem mesmo força para delatar pessoas e atitudes, e é nesse ponto que quero chegar.

Com a tecnologia, se tornou habitual o uso de aparelhos que possuem câmera, muitos são discretos e passam despercebidos, exatamente despercebidos, sem que exista um controle sobre eles. E há quem perceba e ignore, e ainda coloque a culpa na modernidade.

Mas se alguém aparece com uma câmera profissional, menos discreta, há quem surte e expulse o fotógrafo no grito. Mas é importante lembrar que a fotografia é o trabalho e a arte do fotógrafo, e que nós não conseguimos controlar o impulso de apertar o botão, quando vemos uma cena digna de uma foto. E o mais essencial de tudo, como é uma profissão, o fotógrafo é muito mais responsável pela sua fotografia do que são aquelas pessoas que tiram fotos com o celular, sem seriedade, por diversão.

Então, fica aqui um apelo: Deixem nós fotógrafos livres para fotografar!