quarta-feira, 9 de maio de 2012

Literatura - GEENA




 Publicado em 2003 pela Editara Pós-Escrito, o livro de Fábio Marchioro e Gabriel Campanholo nos trasporta para outra dimensão da realidade. Como os próprios autores nos contam o significado de Genna. "Há milhares de anos, o rei Salomão mandou construir um vale no Hinnon ao sul de Jerusalém, um templo no qual se sacrificavam crianças ao deus Maloch. O lugar ficou conhecido como 'o local onde inocentes perdiam a vida pelo fogo'. Em hebraico, a expressão 'Vale do Hinnon', era escrita 'Ge-hinnon', e seu nome chegou até nós como GEENA".


É assim que o livro discorre em um patamar de destruição total, efeito de um ataque nuclear. Onde aqueles que conseguiram se salvar da onda de choque, temem os efeitos destruidores da radiação. Esse relato parece perturbador para qualquer um, imagine se fosse perto de você. Entre as vítimas estão os moradores de Curitiba.

Mas em meio ao caos se destacam a humanidade, o trabalho dos bombeiros e a amizade. E nos faz questionar ainda mais a Aldeia Global em que vivemos, onde uma decisão de outro país pode nos afetar radicalmente.

Perturbador e inteligente, eu indico!